Home Notícias INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Cruz Vermelha da Colômbia: Ação dos EUA à Venezuela não é ‘ajuda humanitária’

Cruz Vermelha da Colômbia: Ação dos EUA à Venezuela não é ‘ajuda humanitária’

2 minutos
0
0
212

O chefe da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Colômbia, Christoph Harnisch, disse que a instituição não participará da distribuição de qualquer assistência que chegue à Venezuela a partir dos Estados Unidos, pois considera que não se trata de uma “ajuda humanitária”, como prega o governo de Donald Trump.

“Nós não participamos do que não é para nós ajuda humanitária”, disse. Ele acrescentou que a instituição considera que a ação anunciada pelo governo dos Estados Unidos não atende aos critérios de ser independente, imparcial e neutra.

A “ajuda”, que consistiria num corredor para a passagem de remédios e alimentos – mas eventualmente de armas –, pode ser um pretexto para um ataque militar à Venezuela e nesta segunda-feira 11 ganhou a adesão do governo brasileiro. A equipe do presidente Jair Bolsonaro reconheceu a representante do autoproclamado governo interino da Venezuela, María Teresa Belandria, como embaixadora oficial do país.

Como o governo de Nicolás Maduro deve recusar a proposta, Estados Unidos e seus satélites devem acusá-lo de agira contra a própria população, abrindo espaço para um ataque militar.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais em AMÉRICA LATINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Demora na justiça fez prescrever ação que investigava Edir Macedo por lavagem de dinheiro

Por Rute Pina Após oito anos em tramitação na Justiça, uma ação que investigava por lavage…